Monday, April 09, 2007

La dolce vita

Cheguei na Inglaterra falando um ingles macarronico! Mas em compensacao melhorei meu italiano conversando diariamente com uma crianca de 3 anos de idade. Ja conheco todos os nomes de brinquedos, animaizinhos, cartas de jogo da memoria. E ainda tive que ouvir que nao sei de nada ("non capisci niente!") so porque chamei o Piu-piu de galinha.


Bom, tudo comecou quando pegamos um voo daqui pra Pisa, so para conhecer a torre, que por sinal eh torta mesmo. A proxima cidade foi Firenze que eh linda de doer, mas nos primeiros dias estava chovendo, entao assim que saiu o sol tive que voltar nos 499 pontos turisticos e refazer as fotos, para nao decepcionar ninguem. Depois de andar milhares de kilometros diarios, a gente sempre acabava num cafe, e descobrimos um em especial, onde cada produto que voce pedir eh acrescido de 1€ se voce estiver ocupando uma mesa. Isso mesmo, pediu um cafezinho de 1 euro, pagou 2. Um bolinho de 1,50 se transforma milagrosamente em 2,50, sem aumentar de tamanho. Nao entrem neste cafe da Praca Sao Marco, ao menos que voces estejam com a Marta como eu estava. Pois no final ela deu um chilique-a-italiana, recuperando nossos euros perdidos.



E um outro dia estou eu bem caminhando pela cidade quando uma mulher surgiu na minha frente com um microfone e dois caras filmando e ja lascou esta: "tem um cara na TV que quer te conhecer!" Gente, quase fui fisgada por uma versao florentina de namoro na TV!!! Imaginem o mico internacional que eu ia pagar, se eu tivesse aceitado participar. Entao nao foi desta vez que fiquei famosa, pois acabei abrindo mao do sucesso em nome dos bons costumes da familia brasileira.

Entao descemos para Roma, onde contrariando todos os guias turisticos, fomos conhecer a praia da cidade! Infelizmente ela nao fica bem abaixo do Coliseo, e nem tem vendedores de picole e camarao. Entao as pessoas ficam caminhando no calcadao, ou sentam em um cafe, so para variar.




A proxima parada foi mais ao sul, numa cidadezinha fofa que se chama Fondi, onde moram os tios da Marta. Ai descobri que todas as cidades na Italia, por menor que sejam, tem ruinas, gelaterias (que ouvi um americano chamar de "Dielathèuria") e lojas de marcas caras. E voce pode tracar o perfil de todos que moram nas casas, basta reparar as roupas penduradas na varanda pra secar. Entao da pra saber que naquela casa ali tem uma penca de criancas, naquela outra mora uma senhora que veste calcola bem grande. Outra coisa util que aprendi foi a fazer malabarismos durante o banho, mantendo-me dentro de uma banheira, enquanto segurava o chuveiro com uma mao, o sabonete com a outra e pensando como fazer para usar o shampoo, com cuidado para nao molhar muito o chao. E ai depois de tanto tempo, eu ja estava me sentindo em casa e em familia. Porque uma familia italiana eh exatamente igual a uma familia brasileira, com a diferenca que eles falam um pouco mais alto e insistem um pouco mais para voce comer, mesmo quando voce ja comeu a massa, a carne, os vegetais, os paes, os 12 tipos de queijo e os 358 de salame. Depois deste regime de engorda, os italianos fazem a sesta, que eh aquela dormidinha basica apos o almoco. Ai eles fecham todas as lojas da cidade e so voltam a abrir as 4 e meia da tarde.





Como ja estavamos nos sentindo as proprias nativas, fomos uma noite assistir a um filme, num cinema estilo Cine Paradiso. O filme era para adultos, mas estava lotado de criancas comendo batatinhas. So que depois de uma hora mais ou menos entrou um lettering: "Intervalo". E la se vao as pessoas pra fora, para fumar, beber um cafe, ou comprar mais batatinhas.


Entao comecou nosso verao antecipado e fomos para algumas cidadezinhas de praia, e tambem em Napoli, que tem uma vista linda para o mar e uma paisagem muito colorida, pena que neste ponto minha camera ja estava sem bateria, entao nao tenho muitas fotos. E tambem tive uma experiencia indescritivel no barco indo pra Capri, quando meu estomago virou um titanic e devolvi o croassant gigante de nutela que eu tinha comido 5 minutos antes.



Pra finalizar com chave de ouro, eu e a Marta fizemos um curto-circuito na casa da tia dela, enquanto tentavamos abrir a tomada para encaixar meu carregador de celular, que tem uma entrada diferente do que os de la. Mas como italiano so acha ruim se voce nao comer, eles nem se importaram com o apagao, e ainda ganhamos uma torta de pascoa (que nao eh de chocolate, mas sim de salaminho, claro) para levar no aviao.

* Para ver mais fotos, clique aqui ;-)

3 Comments:

Blogger mary said...

karlota,
que lindas as suas fotos da italia!
vc parecer estar muito feliz!!!
saudades, e nos vemos em breve (assim espero).
bjs

11:18 AM, April 11, 2007  
Blogger Karla said...

Baby, to feliz demais simmmm!!!! Venha logo pois preciso conhecer Portugal ;-) Como ja esta seu bigode?

11:45 AM, April 11, 2007  
Blogger Celitcha said...

Karla,
Adorei seu jeito bem-humorado de contar suas aventuras....a dos chineses, então....sem comentários...hehehehe!!!!!
Então Karla, eu também como a sua amiga Marta, tenho meus tios que moram nessa cidadezinha que vc visitou chamada Fondi....vou para lá em fev/2008. Gostaria tanto de saber mais detalhes dessa cidade...
Porque acho que é uma cidade tão pequena que não consigo nem muitos comentários à respeito na internet. Vi que vc já está descolada nesse lance de ficar em albergues coisa e tal. Poderia me passar seu e-mail para podermos conversar melhor? Qualquer coisa pode me mandar um e-mail: celiahenrique@gmail.com
Até mais!!!!

5:17 PM, November 28, 2007  

Post a Comment

<< Home