Monday, February 25, 2008

Velhos baianos, novos bagulhos e coquinhos de mil e uma utilidades

Voce sabe que esta na Bahia quando o sol brilha todos os dias, o calor umido deixa seu cabelo mais sarará, o castelhano eh a lingua oficial e vendedores de fachada te abordam na praia: "vai uma tatuagem de henna ai, amigo? ...tenho tambem um bagulho do bom, prensado, se precisar..." E la vem eles, segurando so uma pastinha com uns desenhos fajutos, mas na verdade o principal produto eh outro. Teve ate um que veio vendendo um coquinho seco, com um buraco no meio, e explicando: "esse eh o coquinho pra fumar na praia, eh criaçao minha, ninguem tem ainda, entende? Voce coloca o bagulho dentro e a galera pensa que voce ta bebendo agua de coco... Nao solta cheiro, nao deixa o dedo amarelo..." Meu Deus, uma invencao quase melhor que a roda. Para completar a lista de malandros, veio um bêbado ja na decima cachaça, parou do nosso lado, abriu a mao cheia de moedas e "sera que voce me inteiraria aqui pra eu comprar um... refrigerante?!" - coisa bem no estilo Tela Class da MTV.


E minhas amigas gostam de falar que eu sou mestre de conseguir um desconto em tudo que compro, e alias, nao compro nada sem uma choradinha. Acho que aprendi com minha mae, ou com meu ultimo chefe, o Salim, que acabava dando umas aulas de como ser turco com categoria. Foi ai que um dia ajudei uma gringa em Trancoso, que estava tentando comprar um badulaque em uma barraquinha. O vendedor, alegando que nao tinha 5 reais de troco, queria que ela aceitasse uma pulseirinha no lugar. Eu como boa interprete e negociadora, consegui um anel para a pobre suiça, que custava 10 mas o baiano fez por 5 quando eu disse que ela iria desistir de toda a compra inicial. Vi entao como eh facil tirar dinheiro de gringo aqui e como os vendedores fazem isso com muito estilo. O Tim, se nao fosse por mim, teria comprado todas as barracas de badulaques de coquinho e mais umas lojas de camisetas estive-na-bahia-e-lembrei-de-voce. Acho que todos os gringos em ferias no Brasil deveriam me contratar como consultora de compras e gerenciamento de bens.



Foi ai que um belo dia descobri um verdadeiro artista que fazia caricaturas e resolvi ver como eu ficaria em uma delas. Enquanto o cara me desenhada, as pessoas passavam na rua e rachavam de rir e, eu nao entendendo nada, sorria de volta. Foi ai que ele terminou e eu vi o desenho, que tive que concordar - ficou mesmo a minha cara.



Andando mais um pouco, descobri tambem a Ana, minha amiga que estava por la completamente by herself, assim como ela adora. Ta certo que no segundo dia ela ja conhecia todos os vendedores de Arraial dAjuda, donos de bar, mendigos e cachorros da cidade. E os gringos nao acreditavam quando ela dizia que era brasileira, com aquela cor que a Bahia nao lhe deu, mas que a Europa teria abençoado.


Foi entao que depois de muita sombra, agua-de-coco e bolinho de aipim, chegou a hora de fazer as malas mais uma vez e voltar para casa (onde fica isso mesmo???). Agora eh esperar para ver qual sera o proximo destino e, como diria a piadinha do baiano, se alguem tiver remedio pra mordida de tartaruga ai, pode providenciar porque tem uma vindo bem na minha direçao...

4 Comments:

Blogger su said...

This comment has been removed by the author.

8:08 AM, February 26, 2008  
Blogger su said...

Amiga! Que delícia o céu azul da Bahia! Vontade de ir pruma praia! BJ. Su

8:09 AM, February 26, 2008  
Blogger Marta, Martinha, Martoca, Martao!!! said...

Karlota, posso te bater?? rss, que sol maravilhoso! Tava aqui gritando de inveja, kkk.
Aproveita bem, hoje o ceu estava azul aqui, ate com sol, mas o vento forte!! bjocas amore!

1:43 PM, February 26, 2008  
Blogger Karla said...

Pois eh meninas! Tive umas feriazinhas espetaculares, de 1 ano e 2 meses... Agora so preciso de um patrocinador para nao deixar esta vida (e este blog) chegarem ao fim!!! Estou aberta a negociações com futuros investidores :-)
Beijos!!

9:55 AM, February 29, 2008  

Post a Comment

<< Home